25 de julho de 2009

Sucesso na realização do Curso ECONOMIZANDO PNEUS na EMBASA

Sócios-Diretores da Rich Antonio Roque Alves e Alex Mata

A Rich Assessoria Comercial vem desenvolvendo um mini-curso sobre os cuidados essenciais para prolongar a vida do pneu, apresentando também novas tecnologia e soluções econômicas para a preservação do pneu e do meio ambiente.
Durante o primeiro semestre foram realizados algumas palestras e mini-cursos em algumas empresas dentre elas a EMBASA, com a participação dos funcionários e prestadores de serviços.

O resultado do curso foi satisfatório segundo pesquisa realizada com os participantes, que tiveram acesso a informações importantes para a execução das suas atividades diárias nos veículos da empresa. O evento foi patrocinado pela empresa RODMAIS, que desenvolve tecnologias que auxiliam na preservação do pneu, http://www.rodmais.com.br/.

A Rodmais é uma empresa brasileira situada em São Paulo-Matão, preocupada com a preservação do meio ambiente e pelo excesso de pneus ainda em condições de uso jogados na natureza contaminando o meio ambiente. A Rodmais resolveu desenvolver uma formula que auxilia no melhor aproveitamento do pneu, reduzindo a quantidade de pneu descartado que estariam em boas condições de uso se tivesse como previnir alguns problemas tipo furo. As empresas estrangeiras fabricantes de pneu, não gostam da idéia de um produto que promova o aumento de vida no mesmo, isso significa diminuição da compra de pneu.

Por isto, muitos distribuidores de pneus vem combatendo fortemente a utilização deste produto aqui no Brasil. Desorientando aos seus clientes a aplicação de qualquer produto que promova algo semelhante, alegando prejudicar o desempenho do mesmo. Este mesmo argumento não funciona com os Norte-Americanos e os Europeus, a cada dia vem utilizando o vedante de pneus como uma solução bastante econômica e segura para a preservação do pneu. Alguns fabricantes já estão desenvolvendo pneus com o vedante aplicado nas camadas de borracha, ajudando na preservação maior do pneu, para concorrer com os fabricantes de vedantes, que devido o aumento no consumo de vedante fez reduzir a venda de pneus nas fábricas e nos distribuidores. Mas, devido a falta de informação e de qualificação dos profissionais de logística na Bahia, essa realidade está longe de ser alcançada, por isso a Rich promove estes eventos nas empresas promovendo a informação esclarecendo as dúvidas, quebrando alguns tabus e mitos antigos sobre pneus.

Gerente de Marketing e Comunicação da RICH Juliana Maia e o Diretor Comercial Antonio Roque

O objetivo da Rich com este curso é de qualificar o mercado de transporte na região, que necessita de mais esclarecimento e informação. Desta forma o mercado de transporte poderá se especilizar com as demais regiões do Brasil, desenvolendo atividades preventivas ao invés de corretivas como funciona hoje. Bem como, adiquirir uma consciência ambiental e social voltada para o beneficio de todos. Em geral este tipo de postura deveria ser adotado pelos diretores e proprietários das empresas de transportes na Bahia. Esperamos que a Bahia possa ser reconhecido não apenas como um potencial de mercado, mas como uma potência de mercado no setor logístico.

AS EMPRESAS DE TRANSPORTE NA BAHIA

Mesmo realizando este curso gratuitamente nas empresas, muitas delas encontraram dificuldade e desinteresse em capacitar seus funcionários, mantendo a falta de qualificação dos seus profissionais. Este mesmo profissional uma vez qualificado, poderá proporcionar mais economia para a através de medidas preventivas e inovadoras. Um profissional capacitado tem mais consciência acerca dos benefícos econômicos que o pneu pode proporcionar a empresa, do que aqueles que desconhecem, podendo auxiliar no melhor aproveitamento do pneu para a redução de custos.

Infelizmente a forma como as empresas de transportes atuam no mercado, colocam a Bahia por último no ranking de desenvolvimento logístico no Brasil, seja pela falta de profissionais preparados ou pela falta da politica de economia implantada nas empresas. Quando se fala em reduzir emissão de poluição em politica ambiental é ainda mais precaria a falta de informação, foi preciso a implantação de Leis Estaduais e Federais para multar os veículos por excesso de emissão de poluentes na atmosfera. Enquanto isso, existe medidas e equipamentos que conseguem eliminar 80% de poluência evitando multas e sansões por descuido as normas da ABNT. Consciência ambiental não é modismo como pensam alguns empresários, muitas empresas contratantes tem preferência por empresas preocupadas em medidas de preservação ambiental, assim dizem as pesquisas.

A Bahia é considerada um grande potencial de desenvolvimento logístico no mercado brasileiro, por este motivo está atraindo grandes concorrentes do Sul e Sudeste, para uma disputa desigual com as empresas de transportes locais. As empresas do Sul adotam facilmente novas soluções para a sua política de economia, utilizando produtos e tecnologias que promovem mais economia nos custos, sejam elas de pneu, combustível, peça etc.. Enquanto que na Bahia, os empresários do setor de transporte não possuem nenhuma preocupação neste sentido, caso contrário procurariam soluções. Em plena era das tecnologias as empresas agem de maneira primitiva preferindo ver os custos fixos como refugo ou como perdido, enquanto que a realidade poderiam buscar outra solução inteligente.


O êxodo logístico do Sul para o Nordeste é perfeitamente esperado e compreensível, uma vez que as empresas de transportes na Bahia, não possue a política de economia. Preferindo utilizar métodos primitivos de tirar água de pedra, ou seja, buscando economia sem investimento em novas tecnologias, reduzindo contingente de funcionários, como a única solução encontrada prejudicando o crescimento da mesma. Existe outro método mais primitivo, encontrada por essas empresas, elas preferem repassar o custo fixo determinado pelo aumento econômico, aumentando o valor do serviço para o cliente, que sofre pagando altos tributos que serão por sua vez repassados para os produtos, criando uma rede de repasse de custos desnecessários.

Enquanto que muitas empresas de outros estados, evitam repassar estes custos para manter o seu preço forte e competitivo diante da concorrência, sem dar margens para empresas de outros estados venham concorrer em seu território. As empresas da Bahia deveriam agir maneira, mas infelizmente a realidade é outra, à medida que o mercado ficar mais disputado somente as empresas que adotarem a política econômica poderão sobreviver no mercado.


A Rich por acreditar no potencial da Bahia no setor logístico vem apresentando para o mercado novas soluções para promover a economia preservando o meio ambiente. Juntamente com as empresas parceiras que tem responsabilidade social e que são ecologicamente corretas, vem procurando difundir mais o seu trabalho de promover o crescimento neste setor. Diz o Diretor Comercial da Rich “Esperamos qualificar mais o mercado baiano, através de atividades de capacitações em diversos setores do mercado, acabou a era do subdesenvolvimento na Bahia. Ou os empresários mudam a forma de pensar ou seremos novamente colonizados”.

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