13 de junho de 2008

FGV: IPC-S aponta alta de 7,29% no diesel em maio

O preço do óleo diesel confirmou as expectativas e apresentou, no final de maio, a alta mais expressiva entre os combustíveis de destaque pesquisados pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) nas sete capitais de abrangência do Índice de Preços ao Consumidor - Semanal (IPC-S) - São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte, Porto Alegre, Salvador e Recife. No encerramento do mês passado, conforme levantamento divulgado hoje pela instituição, o diesel avançou 7,29%. A variação média foi bem mais significativa que as observadas na terceira quadrissemana (período de 30 dias encerrado na terceira semana do mês) de maio (4,83%) e no final de abril (0,34%).A gasolina apresentou elevação média de 0,12% em maio, o que representou uma desaceleração ante as altas da terceira leitura de maio (0,23%) e do fechamento do mês anterior (0,78%).

O álcool combustível, por sua vez, subiu 0,30%, ante aumentos médios de 0,16% e de 0,50%, respectivamente.O comportamento do óleo diesel e da gasolina continua em sintonia com as medidas recentes tomadas pela Petrobras e pelo governo federal. No dia 30 de abril, a empresa decidiu reajustar o preço da gasolina em 10% e o diesel em 15% nas refinarias brasileiras. No mesmo dia, para aliviar o impacto no bolso do consumidor, o governo anunciou para a gasolina uma redução na incidência da Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide) mais expressiva que para o diesel. Quanto ao álcool, o preço do combustível vem apresentando variações modestas, em virtude da entrada do item no período de safra da cana-de-açúcar.

Fonte: Agencia Estado

A Rich Representações recomenda a utilização de Aderco para tratamento de diesel e diminuição do consumo de combustível e da emissão de poluentes.

Nenhum comentário: