Substituição de gasolina e diesel por biocombustíveis é real!
ADERCO – Produto 100% orgânico desenvolvido para biocombustivel
Rich Representações Ltda.
A substituição dos combustíveis fósseis pelos biocombustíveis nos principais países produtores, como Brasil, Estados Unidos, França e Alemanha é uma realidade que veio para ficar, segundo alguns analistas que participam do encontro sobre produção de alimentos, que termina hoje na sede da Conab, em Brasília.
Na Europa, o uso crescente do diesel se reflete na produção de biodiesel, que já responde por 70% do consumo, segundo o professor de Agronegócios da Universidade de Brasília (UnB), Josemar Medeiros. Ele calcula que, em 2015, os Estados Unidos vão destinar cerca de um terço da produção de 50 milhões de toneladas de milho para a extração de etanol. Sobre esse aspecto, Medeiros alerta para questões que podem comprometer a expansão dos empreendimentos, como a elevação dos custos no mercado.
Já o doutor em economia pela Universidade de Hamburgo, Adriano Benayon, defende que o governo deve dar maior incentivo à produção de biomassa, aproveitando áreas de pastagem em benefício dos pequenos produtores. “Há área disponível para produção bioenergética e de alimentos, onde pelo menos 40% desse espaço pode ser usado para a biomassa”.
Questões como zoneamento agroambiental da cana-de-açúcar, certificação sócio-ambiental do álcool e boas práticas no processo de colheita pelas usinas e trabalhadores estão sendo analisadas pelo governo, segundo o especialista em Regulação da Unb, Rodrigo Rodrigues. Para ele, os biocombustíveis estão surtindo efeitos no abastecimento interno e nos preços dos alimentos, merecendo das autoridades planejamentos estratégicos e investimentos na área de produção, transporte e exportação.
MS noticias - 06/08/2008 - 15:33
Nenhum comentário:
Postar um comentário